"Uma Luz que não se apaga".
"HISTÓRIA DO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO"
"LISBOA 1639-2006"
No dia 20 de outubro de 2017 realizou-se na Igreja do Convento de Nª. Srª. do Bom Sucesso, uma cerimónia de apresentação do livro "Uma Luz que não se apaga" que é a tradução para a língua portuguesa, elaborada pelas Drª. Sara e Ana Isabel Seruya, do livro "A Light Undimmed" editado em 2007 pelas Dominic Publications então escrito pela Sister Honor McCabe, O. P., que viveu vários anos em Portugal, o que lhe permitiu ter uma visão única da vida e das vicissitudes das Religiosas Dominicanas Irlandesas do Bom Sucesso, e que atualmente é professora de Teologia Espiritual em vários centros dominicanos na Irlanda..
A apresentação inicial foi feita pelo Dr. João Sales Luís, presidente do Conselho de Administração da FOSRDI, acessível em PDF, cuja leitura recomendamos, pelo seu interesse histórico que nos ajuda especialmente a entender melhor a nossa identidade, seguido pela Drª. Ana Mariz Fernandes, Diretora do Colégio do Bom Sucesso que falou sobre a importância do convento na história do colégio. Segui-se a apresentação de uma entrevista, em vídeo, com perguntas da Sister Liz e repostas da Sister Honor McCabe. Foi também muito interessante a intervenção da Prioresa da Congregação de Cabra e da Congregação de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Sister Elizabeth Healy, em perfeita língua portuguesa, igualmente disponível em PDF. O apontamento final da cerimónia foi protagonizado pela audição do nosso Hino “Laudare, Benedicere, Praedicare”, que nos encheu a alma!
A convite do Dr. Sales Luís rezamos a nossa habitual oração a Nossa Senhora do Bom Sucesso e agradecemos com uma salva de palmas a presença e dedicação das nossas Sisters: Prioresa, Sister Elizabeth Healy, da Sister Liz que faz parte do Conselho de Administração da Fundação e das nossas queridas Sisters Aileen e Alicia, fundadoras dos vários centros que constituem a fundação, e com uma vida completa dedicada à obra. Referiu-se também à presença do Patriarcado, representado pelo Diácono Dilão, nosso interlocutor há muitos anos e à significativa presença da Embaixadora da Irlanda. Deu as boas vindas a todas as várias comunidades dominicanas em Portugal com uma nota especial para o nosso capelão Frei José Nunes. Referiu igualmente a presença de tantos antigos alunos e muitos pais e respetivas associações. E disse ainda o nosso Presidente: "Em geral a todos os colaboradores e amigos da Congregação e dos Centros da Fundação o nosso muito obrigado e desejos que este livro vos ajude a entender melhor a missão deste projeto, que não se apaga."
“Uma Luz que não se Apaga “será sempre a nossa força para assumirmos o nosso Hino “Laudare, Benedicere, Praedicare”.
À saída da Igreja, tivemos a oportunidade de admirar a obra de arte que é o nosso novo e original portão, moderno em termos de funcionalidade e segurança mas com muito significado pois, de várias ideias iniciais, as Sisters gostaram muito e aprovaram este modelo de portão porque ele reflecte uma mensagem muito expressiva da cultura celta e dominicana: os círculos que estão no portão traduzem a luz infinita, que não se apaga.
Entretanto obtivemos a necessária autorização da Direção Geral do Património para executar este trabalho técnico de engenharia muito complexo. Os nossos parabéns à empresa que executou a “AOF” e ao Arq. Manuel Lapão, o artista e o coordenador de todo o trabalho, deixando o seu nome gravado no portão.